

As asas têm uma forma tal, que a distância total percorrida pelo ar em sua face superior é maior que na inferior ¾. O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião. Já o vertical tem a função de evitar a guinada do aparelho, giro em torno de seu eixo vertical. Além das superfícies fixas, a aeronave possui também as móveis, chamadas superfícies de comando que irão dominar o avião em vôo como os ailerons, leme de direção e profundores. Os primeiros, ailerons, tem a função de girar o avião em torno do nariz, proporcionando a aeronave executar curvas de maneira correta auxiliada do leme de direção superior.
Já os profundores, são responsáveis por baixar ou subir o nariz da aeronave. A outra superfície móvel, também localizada na cauda do avião é o leme de direção, que controla o movimento em torno do eixo vertical. Para que o ar ultrapasse o obstáculo da asa e se encontre ao término do obstáculo, ele deve se mover mais rapidamente na parte superior da asa, pois a distância a ser percorrida é maior. Isso gera uma rarefação do ar superior à asa, o que supõe uma zona de baixa pressão, consequentemente a pressão inferior à asa fica maior, surgem forças de sustentação. Para grandes aviões a forma de aumentar a força de sustentação é aumentando o tamanho da asa, aumentando a velocidade da aeronave ou aumentando a curvatura da parte superior da asa.
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