Subscribe:

Ads 468x60px

Labels

sábado, 17 de março de 2012

USB pode estar com os dias contados!

Uma nova tecnologia pode tomar o lugar da nossa querida conexão USB. A porta Thunderbolt chega a ser 2 vezes mais rápida que a USB 3.0 e 20 vezes mais rápida que a sua antecessora, USB 2.0. A Apple já usa a nova tecnologia lançada pela Intel em produtos como iMac e MacBook. A espectativa da Intel, criadora da Thunderbolt, é que no ano que vem sua novidade já esteja popularizada e seja adotada por grandes fabricantes como Asus e Lenovo. Veja o gráfico comparativo entre as conexões:
 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

TVs com até 8K de resolução

O universo das televisões digitais está indo cada vez mais além. Recentemente foram apresentadas TVs com incríveis resoluções nas maiores reuniões de tecnologia do mundo. TVs com resolução de até 16 vezes 1080p fizeram as pessoas ficarem admiradas pela perfeição e o detalhismo das imagens. A Sharp apresentou uma TV que utiliza a resolução 8k, 16 vezes maior que o Full HD padrão que conhecemos hoje. Outras TVs foram a amostra com imagem em 4k. Só para se ter uma ideia, a TV de 8k tem 7680x4320 pixels de resolução, algo extraordinário. As TVs com certeza ainda vão muito além disso, mas até que ponto se torna um exagero? Bem, atualmente não é nem um pouco viável ou útil a produção de televisões com tamanha capacidade pois, afinal, de que adianta ter o baú e não ter o que colocar dentro. Não existe tecnologia para se gravar um filme em um disco e reproduzi-lo numa TV como essa, não existe cabo de tão alta velocidade. A tecnologia 8k apresentada pela Sharp "gasta" aproximadamente 2 GB a cada segundo, equivalendo a 120 GB por minuto, de fato seria bem difícil um filme de 2 horas ser gravado em tal tecnologia. Quanto as emissoras de TV, por mais modernas que sejam, nem sonham em transmitir nessa resolução. Nenhuma emissora de TV transmite atualmente em 1080p, portanto, imagina em 8k? Apesar de ter uma linda imagem, o potencial dessa TV não poderá ser usado tão cedo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Fique por dentro da polêmica lei S.O.P.A


S.O.P.A é um projeto de lei apresentado no Congresso dos Estados Unidos com o intuito de vetar o trafego de informações com direitos autorais não autorizados na internet. O projeto ainda esta em processo de votação e só saberemos se será aprovado ou não até o final do ano. Fato é que com a aprovação da nova lei a internet perderá seu encanto, sua essência. Em alguns dias seria o fim de anos de trabalho, internautas que se sustentam com sites que tenham algum tipo de conteúdo privado não autorizado iriam ter que mudar de emprego. Sites como Youtube, Facebook, Twitter, Google seriam afetados e prejudicados. Há quem diga que o projeto é contra a liberdade de expressão e que invade a privacidade do usuário, o criador do projeto, Lamar Smith disse que mesmo com tantas críticas não vai desistir. A ideia da lei é que empresas que geram conteúdo, gravadoras, rádios, emissoras de TV, não percam espaço para as empresas da internet, para sites que disponibilizam seus conteúdos de forma ilícita. 

domingo, 15 de janeiro de 2012

Vantagens do software original


Atualmente a indústria de software movimenta bilhões, infelizmente muitos dos programas produzidos tem sido facilmente encontrados na internet e vendidos em mídias caseiras sem nenhum tipo de autorização, lembre-se: pirataria é crime. Devemos reconhecer que o software original custa caro no Brasil, não é algo tão acessível. Na ausência de possibilidade de aquisição do software original muitas pessoas tem recorrido a pirataria. Copias do Microsoft Windows e do Microsoft Office tem sido vendidas a preço de banana em qualquer esquina, o mesmo ocorre com programas como Adobe Photoshop e Sony Vegas. Que fique claro que é totalmente possível usufruir de programas com funções similares sem gastar nem um centavo. No ramo de sistemas operacionais temos o Linux, um ótimo software gratuito que além de ser aliado ao desempenho do computador é aliado ao bolso do usuário. No ramo de programas de escritório temos o BrOffice ou OppenOffice, programas que executam funções parecidas a do Microsoft Office. Programas antivírus e navegadores temos inúmeros grátis como o Avast e o AVG, Google Chrome e Mozilla Firefox. Agora você não pode mais dizer que não tem condições financeiras para adquirir o software pago pois você pode ter tudo isso de graça. Mas vamos as vantagens do produto original. Em primeiro lugar, ao comprar o software original você não será perturbado com mensagens que informam que o produto é falsificado, além disso você não vai precisar ficar com medo de atualizações do Windows que podem até mesmo bloquear o sistema se este for falso. Uma das atualizações mais temidas do Windows é a famosa KB971033 que verifica se o sistema é original. Com o Windows original seu sistema será atualizado constantemente com o conteúdo mais moderno. Tendo o Windows original você também tem direito a downloads gratuitos na Central de Download da Microsoft e recebe ofertas especiais, descontos e promoções. Se você já leu as vantagens do software original, não quer estar fora da lei, e não pode comprar o produto original veja abaixo uma lista completa com os programas gratuitos que podem fazer você estar certo sem gastar nada:

 
Maquinas Virtuais:
VMWare Player
VMWare Server
VirtualBox
QEMU
Bochs

Suites Office:
OpenOffice.org ou BrOffice

Editor de imagem:
Gimp MD5:b5ea0716672a5f1966ae554e5221ef01
Paint.NET
Inkscape



Menssageiro Instantãneo:
Pidgin
aMSN
Emesene
Trillian


Clientes de e-mail:
Mozilla Thunderbird
Evolution

Leitor de Feeds:
SeaMonkey
QuickRSS

Bit Torrent:
uTorrent
BitComet

Editor de audio:
Audacity
EXPStudio
Kristal

Editor de vídeo:
CinePaint

Compactadores:
FilZip
7-Zip
Gzip MD5:ff19a6203e8111bedff29c3bc150eaf1

Particionadores:
GParted

Visualisadores de PDF:
Sumatra PDF Reader
Foxit Reader