Um avião ou aeroplano é qualquer aeronave que necessita de asas. O avião é atualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (Sem levarmos em conta os foguetes e os Ônibus Espaciais). Aviões a jato e comerciais podem alcançar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questão de horas, além disso mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente velocidades que giram em torno de 175 km/h, ou mais, em voo de cruzeiro.
Aviões supersônicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som. Quando o avião está em movimento suas asas cortam o ar, fazendo com que a velocidade do ar que passa por cima da asa seja maior do que a que passa por baixo, fazendo surgir dessa forma, uma força de baixo para cima equilibrando o avião. Ou seja, a pressão do ar na parte de baixo do avião é maior que na parte de cima, empurrando o avião para cima, é essa força que o mantém no ar. Com isso, a pressão na parte de cima da asa fica menor, e na parte de baixo fica maior. Essa diferença de pressão "suga" a asa para cima, gerando um empuxo suficiente para fazer o avião levantar. No ar, pás móveis ajudam a controlar os movimentos laterais, de subida e descida, como você vê abaixo. O perfil da asa, e as linhas de ar circulando ao redor dela são mostradas na figura.
As asas têm uma forma tal, que a distância total percorrida pelo ar em sua face superior é maior que na inferior ¾. O avião utiliza-se de outras superfícies fixas além das asas para manter o vôo, sendo elas, os estabilizadores horizontais e verticais localizados na cauda do aparelho. O estabilizador horizontal tem a função de evitar que o avião gire em torno do eixo das asas, nem baixando, nem levantando o nariz do avião. Já o vertical tem a função de evitar a guinada do aparelho, giro em torno de seu eixo vertical. Além das superfícies fixas, a aeronave possui também as móveis, chamadas superfícies de comando que irão dominar o avião em vôo como os ailerons, leme de direção e profundores. Os primeiros, ailerons, tem a função de girar o avião em torno do nariz, proporcionando a aeronave executar curvas de maneira correta auxiliada do leme de direção superior.
Já os profundores, são responsáveis por baixar ou subir o nariz da aeronave. A outra superfície móvel, também localizada na cauda do avião é o leme de direção, que controla o movimento em torno do eixo vertical. Para que o ar ultrapasse o obstáculo da asa e se encontre ao término do obstáculo, ele deve se mover mais rapidamente na parte superior da asa, pois a distância a ser percorrida é maior. Isso gera uma rarefação do ar superior à asa, o que supõe uma zona de baixa pressão, consequentemente a pressão inferior à asa fica maior, surgem forças de sustentação. Para grandes aviões a forma de aumentar a força de sustentação é aumentando o tamanho da asa, aumentando a velocidade da aeronave ou aumentando a curvatura da parte superior da asa.
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