Ao se inserir a chave para ligar o motor, é
acionado o motor de arranque, alimentado pela bateria, que faz girar o volante
motor, um disco pesado, fixado na extremidade do eixo virabrequim. Este volante motor, juntamente com os contrapesos
no virabrequim, serve para amortecer os impactos dos pistões e faz com que o
motor gire suavemente. Nessa peça também fica afixada a embreagem, que
serve para liberar o motor da transmissão quando se passa as marchas. Um motor é composto de vários sistemas para poder
funcionar, na parte de baixo do motor ficam os reservatórios
de óleo, que através da bomba de óleo, lubrificam todo o sistema, como os tuchos
das válvulas, cilindros, mancais (suportes fixos onde gira o virabrequim). Devido ao calor gerado pelos cilindros, é preciso
que exista um sistema de arrefecimento, ou resfriamento, que consiste em fazer
circular através da parte externa dos cilindros a agua que passando pelo
radiador e movimentada pela bomba d’água mantem a temperatura adequada do motor.
Tem ainda as correias que movimentam outras partes
necessárias ao bom funcionamento do motor, como a correia dentada, que move os
comandos de válvulas, a correia da bomba d’água, alternador (recarrega a
bateria) e a do ar condicionado. No sistema elétrico de um carro podemos mencionar a bateria, o
alternador, a bobina (transmite alta tensão para as velas), o distribuidor e
o platinado. Hoje a tecnologia eliminou parte destes
componentes com a evolução da ignição eletrônica. O sistema de alimentação é composto pelo
carburador, que faz a mistura ar combustível, antes de ser sugada pelos pistões
para dentro da câmara de combustão. Alguns carros usam turbo compressor para
aumentar consideravelmente sua potência.
Há alguns anos que não se usa mais o
carburador e sim a injeção eletrônica, que consiste em uma válvula
eletromagnética. O combustível chega a esta válvula através da bomba de
gasolina geralmente instalada dentro do tanque e que chega com alta pressão e é
liberada para os cilindros eletronicamente, abrindo e fechando a válvula
milhares de vezes por segundo, controlando a rotação do motor. Todos estes sistemas são monitorados por sensores e
administrados por uma central eletrônica. Esta foi uma rápida explicação de como um automóvel funciona.
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