Monomotores, bimotores, trimotores, quadrimotores e
turbo-hélices são aviões que fazem uso de um motor que faz girar uma hélice,
criando o empuxo necessário para a movimentação da aeronave para frente. Em
particular os turbo-hélices são motores à reação que impulsionam uma
hélice. São relativamente silenciosos, mas possuem velocidades, capacidade de
carga e alcance menores do que os aviões a jato. São sensivelmente mais
baratos e econômicos. Os aviões a jato
possuem muito mais força e criam um impulso muito maior do que aviões que fazem
uso de turbo-hélices. Como consequência, podem carregar muito mais peso e
possuem maior velocidade.
Caça Militar |
Aviões supersônicos, como os
caças militares, fazem uso de turbinas que geram potencias incríveis e são
capazes de atingir velocidades de até mach 3; três vezes a velocidade do som
que é por padrão de 1226km/h, ou seja podem atingir mais de 3,6 mil km/hora. Os gases aquecidos que resultam da queima do combustível
acionam as pás da turbina exatamente da mesma forma que o vento gira um moinho
de vento. As pás ligam-se a uma árvore que também gira o compressor da turbina. Havilland Comet foi primeiro jato comercial da história da aviação. O Concorde, o segundo avião
supersônico comercial do mundo, é também o único a ser utilizado com sucesso em
rotas comerciais.
O americano Charles Yeager
tornou-se a primeira pessoa a ultrapassar a velocidade do som, em 14 de Outubro
de 1947, no Bell X-1. Exemplos de aeronaves supersônicas são o Tu-144 e o Concorde.
Avião Concorde em decolagem Bell X-1 |
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