De forma simples quanto maior a rotação do motor em relação ao eixo,
menor será a força. Obviamente quanto menor a rotação do motor em relação a esse eixo, menor será a velocidade. Por tanto uma caixa de
marchas funciona como multiplicador de força ou velocidade do motor. Através da embreagem o eixo primário recebe a rotação do motor e o eixo
secundário, muda à rotação de acordo com a engrenagem engatada. Existem os
sincronizadores que servem para fazer com que as mudanças de marcha sejam
suaves e sem trancos ou travamentos. Estão em pleno aperfeiçoamento no mercado carros com câmbio sequencial, cambio
automático e como na F1 cambio através de botões colocados no volante. O cambio automático trás como vantagem a facilidade ao dirigir, o conforto,
a segurança e maior durabilidade dos diversos componentes da transmissão.
As desvantagens são o maior consumo, o custo da manutenção, e troca de óleo a cada 50.000 km. A troca de marchas automática é comandada por computadores e sensores que são projetados pelas montadoras. Em modelos de carro com tração traseira a caixa de marchas transmite força através do eixo cardam até o diferencial que fica no centro do eixo traseiro, transmitindo essa força motriz aos semi eixos das rodas traseiras. Agora os carros possuem motores transversais que economizam muito espaço. Antigamente o eixo de transmissão passava obrigatoriamente pelo centro dos bancos, causando uma elevação do piso interno do veiculo e consequentemente provocando desconforto e perda de espaço útil. Hoje conseguimos um espaço interno bem maior, graças ao motor transversal e a tração dianteira. O diferencial tem por finalidade dividir o torque entre os dois semi eixos, permitindo velocidades distintas entre as rodas. Quando se faz uma curva, por exemplo, a velocidade da roda de dentro da curva será menor que a da roda do lado de fora. Para isso existem as planetárias, que transferem a cada roda a rotação necessária ao bom desempenho. Os veículos 4x4 apresentam três diferenciais. Um em cada eixo e uma central destinada a dividir o torque entre os dois eixos. Os três principais tipos de freio são o freio a disco, o freio a tambor, o freio ABS, e o freio de mão. No freio de tambor as sapatas fracionam os tambores montados juntos com as rodas, estes são expandidos pelos chamados “burrinhos” de freio, e assim o veículo trava.
O freio a disco é composto por duas pastilhas, uma de cada lado. Estas pastilhas ao se expandirem comprimem os discos, freiando o veiculo. O freio ABS é um sistema ante bloqueio. Em casos de freadas em solo escorregadio, esse sistema mantém o carro estabilizado, evitando o bloqueio das rodas. Por último vamos deixar o freio de mão, esse sistema é geralmente utilizado pra travar o carro quando este estiver estacioando, mas tambem pode ser acionado em casos de emergencia. O freio funciona como uma alavanca que quando puxada bloqueia as rodas do veículo.
As desvantagens são o maior consumo, o custo da manutenção, e troca de óleo a cada 50.000 km. A troca de marchas automática é comandada por computadores e sensores que são projetados pelas montadoras. Em modelos de carro com tração traseira a caixa de marchas transmite força através do eixo cardam até o diferencial que fica no centro do eixo traseiro, transmitindo essa força motriz aos semi eixos das rodas traseiras. Agora os carros possuem motores transversais que economizam muito espaço. Antigamente o eixo de transmissão passava obrigatoriamente pelo centro dos bancos, causando uma elevação do piso interno do veiculo e consequentemente provocando desconforto e perda de espaço útil. Hoje conseguimos um espaço interno bem maior, graças ao motor transversal e a tração dianteira. O diferencial tem por finalidade dividir o torque entre os dois semi eixos, permitindo velocidades distintas entre as rodas. Quando se faz uma curva, por exemplo, a velocidade da roda de dentro da curva será menor que a da roda do lado de fora. Para isso existem as planetárias, que transferem a cada roda a rotação necessária ao bom desempenho. Os veículos 4x4 apresentam três diferenciais. Um em cada eixo e uma central destinada a dividir o torque entre os dois eixos. Os três principais tipos de freio são o freio a disco, o freio a tambor, o freio ABS, e o freio de mão. No freio de tambor as sapatas fracionam os tambores montados juntos com as rodas, estes são expandidos pelos chamados “burrinhos” de freio, e assim o veículo trava.
O freio a disco é composto por duas pastilhas, uma de cada lado. Estas pastilhas ao se expandirem comprimem os discos, freiando o veiculo. O freio ABS é um sistema ante bloqueio. Em casos de freadas em solo escorregadio, esse sistema mantém o carro estabilizado, evitando o bloqueio das rodas. Por último vamos deixar o freio de mão, esse sistema é geralmente utilizado pra travar o carro quando este estiver estacioando, mas tambem pode ser acionado em casos de emergencia. O freio funciona como uma alavanca que quando puxada bloqueia as rodas do veículo.
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