No período compreendido entre os séculos XV e XVI, foram desenvolvidos diversos veículos de duas e quatro rodas acionados por mecanismo composto de corrente, alavanca e outros dispositivos os quais por vezes traziam problemas ao seu usuário, pois frequentemente levavam a tombos sérios ou mesmo causavam danos às roupas. Tais dispositivos eram cômicos, outros não seguiam os princípios básicos da física e a grande maioria deles era na realidade uma imitação um tanto extravagante de um mecanismo já existente, com raríssimas exceções. Em 1840, o escocês Kirk Patrick adaptou ao eixo traseiro duas bielas ligadas por uma barra de ferro. Isto provocou o avanço da roda traseira, dando-lhe maior estabilidade e possibilidade de manuseio e manejo rápido. Com esse mecanismo a bicicleta ficou mais segura e estável, pois nas curvas evitava o antigo jogo do corpo para o lado oposto ao movimento a fim de manter estável o equilíbrio, já que o equipamento em si era bastante pesado. No ano de 1855 o francês Ernest Michel inventa o pedal, que foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede, palavra oriunda do latim, velocidade + pé ou velocidade movida a pé. Alguns o consideram a primeira bicicleta moderna, e na verdade ficou sendo chamado de triciclo. No ano de 1862, Ernest Michel consegue fabricar 143 unidades em doze meses, sendo considerado o primeiro fabricante oficial de bicicletas. A primeira corrida de ciclismo documentada foi uma corrida de 1.200 metros ocorrida em 31 de Maio de 1868 no Parque de Saint-Cloud, Paris. A mais antiga das bicicletas foi chamada em seu país de origem, a França, de “cavalinho-de-pau”. Este importante meio de transporte surgiu na cidade de Paris em 1818. Em 1855, o ferreiro francês especialista em carruagens, Pierre Michel, inventou o pedal. Este foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Chamado de velocípede é considerado a primeira bicicleta moderna. Na década de 1880, o inventor inglês John Hemp Stanley projetou uma bicicleta semelhante às atuais. Possuía guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e correntes. As bicicletas foram evoluindo, e com essa evolução vieram outros tipos de pneus, de acentos, foram adaptados sistemas de marchas, trazendo muito mais conforto e agilidade, inclusive sendo adaptados motores, de onde surgiram as motocicletas. Atualmente podemos encontrar bicicletas para vários tipos de modalidades; passeio, corridas, bike (acrobacias), carga e as ergométricas (academias de ginásticas).
terça-feira, 1 de novembro de 2011
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