Subscribe:

Ads 468x60px

Labels

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O HD do computador

HD, também chamado disco rígido, é um dispositivo onde são armazenados os dados de um computador. No HD ficam guardados todos os programas, vídeos, fotos, documentos, sistema operacional, etc.
O primeiro disco rígido foi construído pela IBM em 1956. Capaz de armazenar apenas 5 MB, o disco era incrível para a época.
Em 1973 a mesma empresa, a IBM, lançou o 3340 Winchester, com 2 discos de 30 MB. Inicialmente os discos rígidos, foram criados para computadores em geral. Mas o seu uso foi sendo difundido para outros aparelhos que necessitavam armazenar informações como os videogames, por exemplo.
Os discos magnéticos são recobertos por uma camada magnética extremamente fina.

 A cabeça de gravação e leitura funciona como um eletroímã, sendo composta de uma bobina de fios que envolve um núcleo de ferro. As trilhas de um disco rígido medem menos de um centésimo de milímetro de largura.
De acordo com a direção dos pólos (positivo ou negativo), temos 1 ou 0 (Sistema Binário).
Podemos gravar ou apagar dados em um HD, quantas vezes for preciso, parcialmente, apagando apenas um arquivo, ou formatá-lo e apagar todos os dados de uma só vez. É dentro do HD que está também o sistema operacional. Algumas pessoas necessitam ter dois sistemas operacionais, porém não tem dois HDs e sendo assim fazem uma partição no HD dividindo-o em duas partes e desta forma colocando dois sistemas operacionais em um único disco rígido.
Quando ligamos o computador, o POST (Power No) um pequeno programa gravado em um chip na ROM da placa mãe, tem a função de dar a partida, iniciando o sistema operacional instalado no HD do seu PC.
Atualmente a capacidade de um HD, varia de 10 a 3000GB (3TB), para uso doméstico, mas existem previsões para HDs com ainda mais capacidade para os proximos anos.
Os primeiros HDs eram de 5MB, depois vieram os de 30MB, 500MB, e só 10 anos depois evoluíram para 10 GB, 15 GB, 20 GB e hoje é comum usar 500GB e até 750 GB.
Não temos ideia até onde irá à capacidade da indústria na próxima década.

domingo, 28 de agosto de 2011

Como surgiu a televisão?

A televisão é um sistema de reprodução de imagens e sons. Para que estas imagens e sons sejam geradas e cheguem em sua residência é necessário que haja uma emissora onde são feitas as programações e então imagens e sons são convertidos em ondas eletromagnéticas que são transmitidas através de antenas repetidoras espalhadas por todo o mundo. Os receptores, por sua vez, captam através de suas antenas as ondas eletromagnéticas e as convertem novamente em imagem e som. Hoje existem satélites retransmitindo estes sinais por todos os continentes. Graças a esta tecnologia podemos assistir programas, jogos, noticias, catástrofes, na mesma hora (ao vivo).
Sabemos que a história da televisão começou em meados dos anos 20, sendo desenvolvidos experimentos no Japão, Estados Unidos e Inglaterra.
Com o começo da segunda guerra mundial, novas tecnologias surgiram rapidamente, como o radar
(captava o sinal de aviões e navios do inimigo), o sonar (utilizado em submarinos).
Começavam então, depois de um certo tempo, a surgir as grandes emissoras de TV, como a BBC, CBS e CNN.
Somente nos anos 50 é que a televisão virou o sonho de consumo nos Estados Unidos, Ásia e Europa.
A primeira emissora no BRASIL foi a rede TUPI, trazida por ASSIS CHATEAUBRIAN. Em 1956, já existiam no BRASIL 1,5 milhões de aparelhos, que ainda recebiam sinal sem cores (preto e branco).
Somente em 1970 a copa do mundo é transmitida ao vivo e a cores via satélite.
Começam a surgir varias marcas e modelos, e começam a aparecer as TVs com controle remoto.
Surgiram também novas invenções como o videocassete, capazes de armazenar (gravar) em uma fita magnética, som e imagem. Estes foram sendo substituídos pelos CDs e DVDs.
Vieram as TVs a cabo (por assinatura), com centenas de canais variados. Vieram os Vídeo Games, que até hoje são a febre dos aficionados por jogos: Atari, Nintendo, Playstation, XBOX.
Em 1992, começam a surgir as TVs de plasma, as de LCD, (40 e 50 polegadas) muito mais leves e mais finas (não precisam de tubo de imagem).Trabalham com imagens de alta definição (HDTV), som de alta qualidade, gastam menos energia, ocupam pouco espaço, e ainda funcionam como monitores para computadores. Hoje as TVs LCD são muito comuns entre todos e se tornaram aparelhos muito bem vistos no mundo tecnológico.
Apenas resumimos em um pequeno texto tudo o que ocorreu em um período de anos. É realmente incrível a capacidade de criar, inovar e reinventar o que já foi feito, que possui o ser humano.

domingo, 14 de agosto de 2011

Do telégrafo aos computadores atuais

A história da eletrônica teve seu inicio em 1837 quando Samuel Morse (EUA) inventou o telégrafo.
Em 1896 Gugliano Marconi (ITÁLIA) usando um transmissor de centelha, acoplado a uma antena, transmitiu ondas eletromagnéticas a uma distancia de 3.600 metros, empregando um receptor chamado de coeson.    
Em 1906, descobriram as propriedades que certos  cristais, como a galena, tinham de detectar ondas hertzianas, fabricando assim o famoso rádio galena. 
Em 1879 Thomas Edson, inventou  a lâmpada incandescente de onde surgiu a primeira válvula termoiônica. 
Em 1907, Lee Deforst acrescentou uma placa neste dispositivo e surgiu assim a válvula tríodo. Muitos foram os pesquisadores que foram acrescentando mais elementos as válvulas, que passaram a serem utilizadas em vários estágios da evolução do rádio.
No final dos anos 30 já existiam válvulas retificadoras, amplificadoras, detectoras, metálicas e até miniaturas. Em meados de 1960, as válvulas começaram a serem substituídas por dispositivos sólidos chamados transistores.
Os transistores além de ocuparem pouco espaço, não precisavam de grandes voltagens e também não liberavam tanto calor como as válvulas.
Rapidamente ouve uma grande evolução na eletrônica, aparecendo os diodos, as fotocélulas, capacitores, resistores e etc. Desenvolveu-se dai os chamados circuitos integrados, os micro circuitos, memórias e os micro processadores.

Hoje, os micro processadores são usados em todas as áreas de produção, nos automóveis, computadores, máquinas, robôs, celulares, televisores, controles remotos e etc.

Procuramos aqui, fazer apenas uma rápida explanação, omitindo muitos detalhes, mas esperando que tenhamos trazido um pouco de luz, neste universo tão extenso que é a evolução da tecnologia.

Em breve veremos mais reportagens que abordarão a historia da televisão e depois dos novos meios de comunicação, Internet e etc.