Subscribe:

Ads 468x60px

Labels

domingo, 14 de agosto de 2011

Do telégrafo aos computadores atuais

A história da eletrônica teve seu inicio em 1837 quando Samuel Morse (EUA) inventou o telégrafo.
Em 1896 Gugliano Marconi (ITÁLIA) usando um transmissor de centelha, acoplado a uma antena, transmitiu ondas eletromagnéticas a uma distancia de 3.600 metros, empregando um receptor chamado de coeson.    
Em 1906, descobriram as propriedades que certos  cristais, como a galena, tinham de detectar ondas hertzianas, fabricando assim o famoso rádio galena. 
Em 1879 Thomas Edson, inventou  a lâmpada incandescente de onde surgiu a primeira válvula termoiônica. 
Em 1907, Lee Deforst acrescentou uma placa neste dispositivo e surgiu assim a válvula tríodo. Muitos foram os pesquisadores que foram acrescentando mais elementos as válvulas, que passaram a serem utilizadas em vários estágios da evolução do rádio.
No final dos anos 30 já existiam válvulas retificadoras, amplificadoras, detectoras, metálicas e até miniaturas. Em meados de 1960, as válvulas começaram a serem substituídas por dispositivos sólidos chamados transistores.
Os transistores além de ocuparem pouco espaço, não precisavam de grandes voltagens e também não liberavam tanto calor como as válvulas.
Rapidamente ouve uma grande evolução na eletrônica, aparecendo os diodos, as fotocélulas, capacitores, resistores e etc. Desenvolveu-se dai os chamados circuitos integrados, os micro circuitos, memórias e os micro processadores.

Hoje, os micro processadores são usados em todas as áreas de produção, nos automóveis, computadores, máquinas, robôs, celulares, televisores, controles remotos e etc.

Procuramos aqui, fazer apenas uma rápida explanação, omitindo muitos detalhes, mas esperando que tenhamos trazido um pouco de luz, neste universo tão extenso que é a evolução da tecnologia.

Em breve veremos mais reportagens que abordarão a historia da televisão e depois dos novos meios de comunicação, Internet e etc.

0 comentários:

Postar um comentário