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quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Redes sociais


Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Muito embora um dos princípios da rede sejam sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. "Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações." As redes sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. No estudo da estrutura das redes sociais é necessário incluir as relações de parentesco de seus membros,  capital social, redes de apoio, de mobilização, interconexões entre empresas e redes de política pública. Sites como MySpace, Facebook e Linkedln estão entre os sete dos 20 Websites mais visitados no mundo, e o site de relacionamentos criado pelo Google, o Orkut, acabou virando o predileto dos brasileiros. Para muitos usuários, principalmente aqueles que ficam muito conectados e que fazem parte da chamada Geração Internet, as redes sociais online não são apenas uma maneira de manter contato, mas um modo de vida. A rede do MySpace é a mais aberta. No MySpace, você pode buscar e entrar em contato com pessoas em toda a rede, sejam elas membros afastados da sua rede social ou estranhos.  A rede do Facebook, que começou como um aplicativo de rede social de uma faculdade, era restrita a um determinado grupo de pessoas. A LinkedIn, que é a rede social online mais popular para profissionais de negócios, permite que você busque cada um dos membros do site, e você também tem acesso aos perfis completos e informações de contato dos seus parceiros já existentes, ou seja, as pessoas que aceitaram o convite para participar da sua rede ou uma das suas "redes" existentes. O Orkut, rede social do Google, é a mais popular entre os brasileiros. Seu uso é tão fácil que os brasileiros acabaram dominando a rede e são, hoje, 80% de seus usuários. A segurança da maioria das redes sociais online é que somente seus "amigos" ou membros da sua rede podem ver seu perfil completo. Mas isso só é eficaz se você for extremamente seletivo sobre quem você inclui em sua rede. Se você aceita convites de qualquer pessoa, uma delas pode ser um hacker, ou se preferir, cracker. Aquilo que hoje se chama “redes sociais” não é o que parece. São empresas de publicidade que nos incentivam a partilhar dados pessoais – quem são os nossos amigos, onde moramos, o que gostamos de fazer e assim – para depois venderem essa informação a quem quer fazer publicidade dirigida. O site Compete divulgou a lista das redes sociais mais acessadas no mundo. Os números se referem a Janeiro de 2009.

1º Facebook- 1.191.373.339 de views por mês.
2º. MySpace – 810.153.536
3º. Twitter – 54.218.731
4º. Flixster – 53.389.974
5º. Linkedin – 42.744.438
6º. Tagged – 39.630.927
7º. Classmates – 35.219.210
8º. My Year Book – 33.121.821
9º. Live Journal – 25.221.354
10º. Imeem – 22.993.608.

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