Subscribe:

Ads 468x60px

Labels

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Telefone Celular

Primeiro celular do mundo
O Telefone celular, como todos nós sabemos, é um aparelho de comunicação por ondas eletromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados lizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células. Cada uma dessas células é servida por um transmissor e um receptor. Este termo deriva da topologia de uma rede de telefonia móvel: Cada célula é o raio de ação de cada uma das estações base (antenas de emissão e recepção) do sistema, e o fato de elas estarem contíguas faz com que a representação da rede se assemelhe a uma colmeia. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, (EUA). O primeiro celular lançado no Brasil foi da TELERJ, no Rio de Janeiro em 1990, seguido da cidade de Salvador. O celular quando lançado ainda na tecnologia analógica era somente usado para se comunicar por voz. Hoje é usado para enviar SMS, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas. Essa tecnologia não para por aí, nos últimos anos, principalmente no Japão e na Europa, o celular tem ganhado recursos surpreendentes até então não disponíveis para aparelhos portáteis, como GPS, videoconferências, ler e-book e acessar remotamente um computador qualquer. Os celulares agregaram, ao redor do tempo, muitos recursos, tais como câmera, rádio FM e leitor MP3.
Smartphone

Alguns telefones são um computador de mão, um computador reduzido - são os chamados SMARTPHONES (do inglês "smart" é inteligente e "phone" é telefone). A internet já pode ser acessada via Wi-Fi e banda larga 3G e 4G em diversas partes do mundo através do celular. Jogos com gráficos que se comparam ao PSP (Playstation Portátil) com qualidade 3D são cada vez mais comuns nos celulares avançados. Telas que, em 2003, tinham 4 mil cores, agora possuem mais de 16 milhões. As polegadas também cresceram. Hoje os celulares tem telas com até 4,65 polegadas sensíveis ao toque. Em poucos anos o celular será a nossa "Central de Entretenimento”. Uma das coisas mais interessantes sobre esse aparelho é que, na verdade, ele é um rádio (extremamente sofisticado, mas, ainda assim, um rádio). O telefone foi inventado por Alexander Graham Bell, em 1876, é possível encontrar as raízes da comunicação sem fio na invenção do rádio de Nikolai Tesla, por volta de 1880.

Rádio Walk-Talk
Esse rádio foi formalmente apresentado em 1894 por um jovem italiano chamado Guglielmo Marconi. Era apenas uma questão de tempo para que essas duas grandes tecnologias, enfim, se combinassem. No período que precedeu os telefones celulares, as pessoas que realmente necessitavam de capacidade de comunicação móvel instalavam rádio telefones em seus carros. No sistema de radiotelefonia, havia uma torre de antena central pela cidade, tinham possivelmente 25 canais disponíveis nesta torre. Essa antena central significava que o telefone em seu carro precisava de um transmissor muito potente, com capacidade suficiente para transmitir por cerca de 70 km. Um Walk-Talk tem um só canal, enquanto um rádio faixa do cidadão possui 40 canais. Já um telefone celular comum pode se comunicar em 1.664 canais ou mais. Um Walk-Talk pode transmitir a cerca de 1 km usando um transmissor de 0,25 watts. Um rádio faixa do cidadão, devido a sua potência muito maior, pode transmitir a cerca de 8 km, usando um transmissor de cinco watts. Os celulares operam dentro de células e podem trocar de células enquanto se movimentam entre elas. As células proporcionam um alcance incrível aos telefones celulares. Uma pessoa, utilizando um telefone celular, pode dirigir por centenas de quilômetros e manter uma conversa durante todo o tempo, sem perder a comunicação. Um provedor de telefonia celular recebe, normalmente, 832 frequências de rádio para usar em uma cidade; cada telefone celular usa duas frequências por chamada, ou seja, um canal duplex, de modo que normalmente há 395 canais de voz por provedor. As outras 42 frequências são usadas para canais de controle, assim, cada célula tem cerca de 60 canais de voz disponíveis. Existem códigos especiais associados a todos os celulares, esses códigos são usados para identificar o telefone, seu proprietário e o provedor dos serviços. As frequências de transmissão e recepção de cada canal de voz são separadas por 45 MHz para impedir que elas interfiram umas nas outras. Cada provedor tem 395 canais de voz e 21 canais de dados para organização, como registro e pagina. Se você viaja muito, provavelmente vai querer telefones que ofereçam a tecnologia 3G, é uma das mais recentes nas comunicações móveis.
Telefone 3G
3G significa "terceira geração", já que a tecnologia do celular analógico é de primeira geração e a do celular digital/PCS é de segunda geração, a tecnologia 3G se destina aos verdadeiros telefones celulares multimídia, chamados de smartphones ou telefones inteligentes. Esses celulares apresentam largura de banda ampliada, taxas de transferência para acomodar aplicações baseadas na Web, arquivos de vídeo e áudio baseados no telefone.

0 comentários:

Postar um comentário